segunda-feira, 22 de agosto de 2011

churrasquinho grego

Olá,
hoje eu gostaria de falar de uma preciosidade da culinária de rua: o churrasquinho grego.
há muito tempo eu estava afim de saborear essa delícia. da primeira vez que o fiz, a carne estava meio crua, então não valeu como experiência. mas dessa vez ela estava saborosíssima,
mas antes disso, quero dizer que um dia eu falarei de tuva, esse lugar fantástico entre a Mongólia e a sibéria que é um cantinho dos deuses. eles tem até um canto que o vocalista do nullius tenta imitar mas não consegue que é de tremer a espinha. é com a garganta. é um som bem das profundezas da garganta (aposto que essa minha fala te lembrou um filme, né) 
homens tuvanos com seus instrumentos
mas por enquanto, deixemos os rapazes de Tuva e nos concentremos na Grécia, berço de muito do que é a civilização hoje em dia. lá tinha aqueles deuses que mudavam de nome quando iam pra roma. lá também tinha a jogatina olímpica pra ver quem era melhor pra ir pra guerra, também tinha Zorba. tinha também os filósofos (ainda tem, né, mas os de hoje não são tão renomados quanto os de antes). tinha também a dramaturgia, as casas de banho, tinha os escravos, as mulheres que eram como os escravos. enfim, tinha um montão de coisa. 

zorba

mas vou focar no churrasco agora. 
Ao que parece, o churrasco grego provavelmente tenha começado na Grécia ou na turquia, se for pensar no kebab e se popularizou há alguns anos aqui no brasil ganhando praças e ruas populosas das grandes e médias cidades (já vi até em avaré, cidade muito agradável do interior paulista. seu nome significa ''riacho do homem solitário'' e tem um festival de música adorável. foi lá que o Lenine ganhou o premio que o levou a ser famoso depois (gostar ou não de Lenine não está que xeque aqui. tá bem).
em avaré tem um café muito gostoso chamado estação que vale a pena ser provado. 
churros, um dia quero falar sobre essa iguaria
o churrasco grego - lembrando que falo do que consumimos no brasil - é composto por diversas carnes cortadas bem fininhas e enfiadas num espeto de metal na vertical que roda e roda e fica quente (quem quiser, tem bastante foto no google. é só procurar lá). tem temperos diversos, mas o que o pessoal mais usa é o vinagrete, afinal, trata se de um churrasco e pra brasileiro, churrasco tem que ter vinagrete (um dos integrantes do nullius particularmente não gosta tanto do vinagrete por causa da cebola, mas uma vez comi um com  pimentão verde que ficou um pitel. foi numa república em Assis provavelmente em 2007)

a grécia tá meio no fubá ultimamente
vale ressaltar o preço. você encontra esse troço de 1 real a três nas ruas mais populosas, mas pode chegar a muitos reais em restaurantes chiques. 
esqueci de dizer uma coisa. esse negócio é servido com pão francês - você sabia que o pão ffrancês tem esse nome pois foi inventado na frança durante a revolução burguesa? antes só tinha aquelas bagetes grandes e como eles queriam um pão que tivesse um preço mais acessível, resolveram padronizar um menor para que os pobres tivessem acesso).

agora acabou. beijos a todo mundo.
espero que todos durmam bem e tenham bons sonhos porque a realidade é ruim. é preciso sonhar

e breve tocaremos muito, em vários lugares, e não erraremos nenhuma entrada, letra ou ritmo, será fantástico (não custa nada sonhar...isso é o melhor do sonho)


já ia até esquecendo. hoje é o dia do folclore. qual é o seu personagem favorito do folclore brasileiro?
http://www.cnfcp.gov.br/  (centro nacional de folclore e cultura popular)

Nenhum comentário:

Postar um comentário